No ano passado, a Palombar deu início a um conjunto de acções que teve como principal objectivo contribuir para a conservação da floresta autóctone, não só através da formação e da disseminação do conhecimento sobre este ecossistema, mas também pelo envolvimento dos participantes em diferentes fases do processo de reflorestação. No sentido de lhes dar continuidade, e visto que a Palombar pretende dar cada vez mais centralidade a esta área de intervenção, os trabalhos serão, pois, retomados, desta feita com um mês inteiro preenchido de actividades. Novembro não foi escolhido ao acaso: além de ser um período rico em sementes e de ser o momento ideal para a plantação, é no dia 23 que se celebra o Dia da Floresta Autóctone.
Os dias 8 e 9, 22 e 23 de Novembro, serão dedicados ao Voluntariado de Recolha de Sementes de Árvores Autóctones nos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro. À semelhança do ano passado, os participantes acompanharão a equipa da Palombar em busca de sementes de freixo, lodão, sobreiro, carvalho, azinheira, zimbro e pilriteiro. Estas serão posteriormente seleccionadas e semeadas, até que germinem as árvores que voltarão ao solo do nordeste transmontano. Toda a ajuda é bem-vinda!
Ao longo da semana de 24 a 28, trabalharemos com escolas dos concelhos de Vinhais, Bragança, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso, destinando um dia inteiro a cada uma delas. O principal objectivo desta acção – Escolas pela Floresta Autóctone - é envolver cerca de 40 alunos, entre os 12 e os 18 anos, de cada um dos municípios referidos, num conjunto de actividades que, além de os informar sobre estes ecossistemas, assentará na sua participação activa na reflorestação do seu território, dando-lhes assim maior domínio sobre o meio ambiente que os rodeia.
Por fim, para os dias 29 e 30, propomos uma formação que visará a Criação de Viveiros de Árvores Autóctones, a ter lugar no Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais, na aldeia de Uva (concelho de Vimioso). Contaremos, uma vez mais, com a participação do formador Ricardo Nabais que nos falará, entre outros assuntos, do material necessário, dos métodos de armazenamento e extracção de sementes, bem como das diferentes técnicas de sementeira. Aberto a todos!
Para saber mais sobre cada uma das actividades, consulte os items respectivos no nosso site!
* * *
Concepção do cartaz: Mariana Rio - www.marianario.com