Home  |  Inscrição Sócios  |  Inscrição Newsletter
Exposição Fotográfica - Palomares -, de Carlos Gúzman e Jesus Molina

Depois de uma década a percorrer caminhos e estradas à descoberta dos palomares, apresentamos as nossas fotografias - onde estes edifícios singulares se encaixam perfeitamente na paisagem – na Casa da Cultura de Vimioso. Quisemos estar nesta região de Portugal porque é aí o coração dos pombais. Os palomares recolhidos na nossa exposição, assim como os pombais portugueses, reafirmam o que o escritor castelhano Miguel Delibes dizia: “O pombal rústico de Castilha, não só decora e preenche a paisagem: aquece-a”.

Todos os amantes das aldeias e das suas tradições estão convidados a ir a Vimioso, entre 1 e 20 de Julho, para contemplar a exposição “Palomares” dedicada a essa tradição ancestral do cuidado e do uso da pomba, tão presente em Espanha como em Portugal.

Jesus Molina Hernando (Madrid, 1956) e Carlos de Gúzman Mataix (Madrid, 1955) dedicaram o seu tempo livre e a sua paixão a captar em fotografias os pombais que salpicam os nossos campos de terra, e que agora todos podemos admirar. Pombais de adobe e taipa que saíram da terra que os circunda e que, em muitos casos, pelo abandono e pela preguiça, o tempo vai reintegrando outra vez na terra da qual saíram.