Nas últimas duas décadas, a comunidade escolar tem desempenhado um papel fundamental na educação ambiental dos seus alunos e, por consequência, dos seus círculos familiares. A temática da importância da preservação da floresta e mesmo da sua renovação não é novidade, mas a Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, com base no trabalho que tem vindo a desenvolver no Nordeste Transmontano, considera que há ainda muito a ser feito.
É nesse sentido que propomos a realização de uma acção que envolverá vários concelhos do distrito de Bragança – Vinhais, Bragança cidade, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso –, de 24 a 28 de Novembro, e que pretende celebrar o Dia da Floresta Autóctone, assinalado na Península Ibérica a 23 de Novembro.
A acção Escolas Pela Floresta Autóctone tem como principal objectivo envolver cerca de 40 alunos, entre os 12 e os 18 anos, de cada um dos municípios referidos, num conjunto de actividades que, além de os informar sobre estes ecossistemas, assentará na sua participação activa na reflorestação do seu território, dando-lhes assim maior domínio sobre o meio ambiente que os rodeia.
Assim, ao longo de um dia inteiro de trabalho com cada uma das escolas, aliar-se-á o processo de sensibilização ambiental participativo à reflorestação efectiva do território, sendo esperado que, no final desta acção, terão sido plantadas 500 árvores autóctones.
* * *
Concepção do cartaz: Mariana Rio - www.marianario.com