Home  |  Inscrição Sócios  |  Inscrição Newsletter
Programa

Dia 3 de Fevereiro

Vida em Sintropia
Realização: Agenda Gotsch
Duração: 15’
Sinopse: “Vida em Sintropia” é a nova curta da Agenda Gotsch, uma organização brasileira. Uma edição feita especialmente para ser apresentada e eventos na COP21 em Paris, com uma compilação de experiência expressivas em Agricultura Sintrópica. Imagens e entrevistas inéditas.


Altitude – A Natureza da Serra da Estrela
Realização: AidNature
Duração: 45’
Sinopse: “Altitude - A Natureza da Serra da Estrela” é um documentário que mostra o lado mais selvagem daquele que é um dos locais mais conhecidos do nosso país. Dos invernos rigorosos aos verões abrasadores, dos planaltos cobertos de neve às florestas cheias de vida, não perca esta viagem onde vai ficar a conhecer melhor a montanha mais alta de Portugal Continental.



Dia 10 de Fevereiro


Garbage Warrior
Realização: Oliver Hodge
Duração: 1h27’
Sinopse: O que têm em comum pneus de carros e garrafas de água? Não muito, a não ser que estejamos a falar do arquitecto renegado Michael Reynolds, que os considera ferramentas essenciais para produzir massa termal e casas energeticamente autónomas. Durante 30 anos, Reynolds, com base no Novo México, e os seus discípulos, dedicaram o seu tempo a desenvolver a arte da “Earthsip Biotecture”, construindo comunidades auto-suficientes e desligadas da rede energética, onde o design e a funcionalidade convergem em eco-harmonia. Contudo, estas estruturas experimentais que desafiam os padrões estatais, criam conflito entre Reynolds e as autoridades. Frustrado com uma legislação antiquada, Reynolds faz pressão pelo direito de criar um local de experimentação sustentável. Filmado durante três anos e em quatro comunidades, Garbage Warrior é um retrato oportuno de um visionário determinado, um herói do século XXI.



Dia 17 de Fevereiro


O Cante da Terra
Realização: Daniel Pinheiro
Duração: 47’
Sinopse: Neves-Corvo, Baixo Alentejo. A região mineira mais activa em Portugal, onde se encontra uma das maiores minas de cobre da Europa. No entanto, a riqueza destas terras não acaba no subsolo. À superfície, a biodiversidade prospera, entre as estepes cerealíferas e o montado de azinho. Uma viagem ao ritmo das estações pelos vários habitats que constituem esta região, revelando alguns dos seus animais e plantas mais característicos e o modo como se adaptaram a um ambiente de extremos. A relação do Homem com a Natureza e a forma como a moldou ao longo de séculos, numa história de cumplicidade contada na primeira pessoa.



Dia 24 de Fevereiro


Oficios Perdidos – Serie Documental
Duração: 10’ (em média, por episódio)
Sinopse: Série documental espanhola, gravada nos anos 90 do século passado, que retrata várias técnicas de construção tradicional, dedicando um episódio a cada uma delas. Serão projectados dois episódios, ainda a definir.


Uma Casa, Uma Vida

Realização: Jovens Xavante + Raiz das Imagens
Duração: 23’
Sinopse: Filme brasileiro, realizado pelos jovens Xavante em parceria com o colectivo Raiz das Imagens, a partir das oficinas realizadas nas aldeias Santa Cruz e Belém durante o projecto Tiba´uwe nos meses de Agosto e Setembro de 2013. O vídeo tem a finalidade de mostrar a importância da casa tradicional dentro da cultura indígena e informar sobre os riscos do programa Minha Casa Minha Vida, propondo uma alternativa sustentável e respeitando a cultura destas comunidades.